Pular para o conteúdo principal

ROSMARINO COM MANJERICÃO E LAGARTO AO MOLHO DE SHIITAKE BY NATHAN BELCAVELLO E NEGRA & ESTILOSA!



Macarrão é algo muito versátil, não? Existem vários formatos e tipos diferentes de preparo. Mas já ouviu falar em rosmarinho? É uma massa italiana que se assemelha a grãos de arroz longos, cujo nome deriva de uma espécie de alecrim muito utilizado na culinária italiana. Uma boa opção para se cozinhar em ocasiões especiais!
Para acompanhar essa peculiar massa, uma saborosa receita de lagarto ao molho de shiitake. A execução da receita desse prato elaborado por Nathan Belcavello está disponível em vídeo no canal no YouTube da Negra & Estilosa, que você pode assistir a seguir.
Pegue a receita e veja seu preparo.

Ingredientes
Rosmarino com manjericão
- 250g de rosmarinho 70 de sêmola;
- Meio litro de água;
- Azeite de oliva extra virgem e sal;
- Folhas de manjericão frescas à gosto; e
- Queijo parmesão ralado.
Lagarto ao Mollho de Shiitake
- 400g de lagarto cortados em tiras;
- Cerca de 15g de cogumelo shiitake desidratado;
- Uma lata de creme de leite;
- Duas colheres de sopa de manteiga;
- Meia xícara de água;
- Um cubo de caldo de carne;
- Uma cebola média picada; e
- Quatro dentes de alho triturado.
Abobrinha refogada
- Uma abobrinha cortada em tiras;
- Vinagre balsâmico; e
- “Borra” da carne frita na frigideira.

Modo de preparo
Pegue as tiras de lagarto e tempere com alho triturado e sal à gosto e reserve. Com um processador, pegue os cogumelos de shiitake desidratado e triture até virar um pó.
Coloque a carne temperada em uma frigideira para fritar, não sendo necessário colocar óleo ou azeite. Numa panela comum, coloque duas colheres de manteiga para refogar a cebola picada. Após refogada a cebola, adicione o shiitake em pó, o caldo de carne e meia xícara de água para cozinhar. Veja se é necessário colocar uma pitada de sal à gosto. Após deixar reduzir um pouco o molho, apague o fogo da panela e acrescente o creme de leite. Misture então a carne ao molho e reserve, deixando a frigideira com a borra da fritura da carne.
Numa outra panela, coloque meio litro de água com um fio de azeite e sal para ferver. Quando a água estiver fervendo, adicione o macarrão rosmarinho e o deixe cozinhar até ficar ao dente por não mais de 6 minutos. Preste atenção para que a massa não fique muito cozida! Lave o macarrão em água corrente e adicione as folhas frescas de manjericão.
Pegue a abobrinha cortada em tiras e coloque na frigideira em que foi fritada a carne e adicione o vinagre balsâmico para que a “borra” da carne se solte e se mescle à abobrinha.

Monte o prato com uma porção do rosmarinho, da carne ao molho de shiitake e da abobrinha, finalizando com queijo parmesão ralado à gosto. O prato acompanhado com um bom vinho tinto fica ainda mais saboroso!
Bom apetite!
Para saber exatamente como fazer, não deixe de assistir ao vídeo!

Comentários

Olha o + popular por aqui!

CHIPS DE COCO COM CACAU E CANELA BY MARTA DA ALIMENTARTE

Que tal comer coisas gostosas e sem culpa? É um sonho para, praticamente, todos, não? Pois é esta a proposta que a mais nova parceira de Receitas e Dicas – De tudo um Pouco, a coaching psiconutricional Marta faz em seu canal no YouTube Alimentarte. E para dar início a essa parceria que promete, nada como compartilhar uma deliciosa receita saudável, mas simples de fazer, de chips de coco com cacau e canela acompanhada de perto pela nossa Negra & Estilosa. É só pegar os ingredientes e assistir o vídeo a seguir!
Ingredientes - 250g de coco em lascas; - Cacau em pó à gosto; - Canela em pó à gosto; e - Uma pitada de adoçante em pó eritritol ou xilitol.
Modo de preparo Em uma forma grande, distribua o coco em lascas de maneira que a maior parte das lascas fiquem expostas. Jogue por cima a mistura feita com o cacau, a canela e o adoçante em pó, misturando para que todas as lascas recebam do tempero. Leve ao forno pré-aquecido em temperatura baixa, por volta de 100ºC, por 15 minutos no máximo. Dura…

FEIJOADA E SAMBA DO ILÊ AXÉ T’OJÚ LABÁ

A primeira dica gastronômica do Receitas e Dicas – De Tudo Um Pouco não podia ser mais especialíssima! É a já tradicional Feijoada do Terreiro de Candomblé Ilê Axé T’Ojú Labá, da nação Ketu, localizado em Brasília, Distrito Federal. Tivemos a oportunidade de participar da edição de 2018. Muita feijoada (completa, ao melhor estilo quilombola, mas também com uma versão vegetariana!), arroz, farofa, couve refogada e laranja, tudo regado com muito samba e apresentações de danças afro-brasileiras. Uma maneira muito boa de passar uma tarde com gente bonita e alegre, seja solteiro ou com a família. Nesse ano a Feijoada e Samba do Ilê Axé T’Ojú Labá será realizada no dia 20 de janeiro, no mesmo local do ano passado, o Círculo Operário do Cruzeiro, próximo da Administração do Cruzeiro e da ARUC, com estacionamento próximo ao local. A contribuição para participar do evento é de R$ 15,00 sem a feijoada e R$ 30,00 para poder comer à vontade. Nem precisamos dizer o que indicamos para você fazer, né!?…